A equipe de saúde bucal da rede municipal da Prefeitura de Amparo, recebeu hoje. 24. os pesquisadores da FOP – UNICAMP, sob coordenação da professora doutora Luciane Miranda Guerra, para capacitação sobre atendimento às vítimas de Violência.
A equipe participou da elaboração da cartilha do Ministério da Saúde “A equipe de Saúde Bucal e o Enfrentamento das Violências”.
De acordo com o levantamento, os dados de violência são frequentes, e vão além das agressões físicas, podendo ser também psicológica, sexual, patrimonial, e/ou moral.
A abordagem do profissional de Saúde, inclusive da equipe de Saúde Bucal deve ser atenta não apenas a manifestações físicas, mas também as narrativas e vivências relatadas pelos usuários. “Este tema se faz necessário para a equipe de saúde bucal, considerando que toda a equipe de saúde deve estar atenta e identificar pessoas que podem estar sofrendo algum tipo de violência, bem como que a maioria dos casos de violência física acometem as regiões da cabeça e pescoço, que são áreas de atuação do cirurgião dentista”, ressalta a equipe da Prefeitura de Amparo.





