booked.net

Rádio Cultura FM 88,5 - Dá um play!

banner_site_transito_saodimas
banner_site_transito_saodimas
banner_site_transito_saodimas
banner_site_transito_saodimas
previous arrow
next arrow

UPA do São Dimas resolve mais de 80% da demanda de urgência

O atendimento é 24 horas por dia, 7 dias por semana, com médicos, dentista (no plantão noturno), enfermeiros e medicamentos. De acordo com um balanço dos primeiros meses de atendimento da UPA – Unidade de Pronto Atendimento do São Dimas, equipamento da Prefeitura de Amparo, já realizou 7.098 atendimentos(dados de 12/11/2024).

‘Com certeza, esses mais de 7 mil atendimentos vieram para desafogar tanto a Santa Casa Anna Cintra, quanto a Beneficência Portuguesa, pois a maioria dos casos são resolvidos aqui na própria unidade”, ressaltou o médico responsável pela UPA, Rafael Vinicius Londero Quintino dos Santos.

Ele também ressaltou que a unidade já salvou vida de pessoas, que chegaram infartadas e foram estabilizadas e então transportadas para atendimento no Anna Cintra, hospital municipal referência. “Com certeza, com esse primeiro atendimento na UPA, já salvamos a vida de muitas pessoas. Quanto mais rápido você intervir nesta situação, mais chances de recuperação total. Também há muitos casos de fratura, em que os pacientes são transferidos para o Hospital, para resolver com a equipe da ortopedia”.

Em breve, a UPA do São Dimas contará com equipamento de Raio-X, que também colabora para o atendimento ortopédico.

E tem mais novidades na saúde!

A Prefeitura de Amparo deve iniciar, a partir de 1º de dezembro, a implementação do  atendimento de demandas espontâneas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 7h às 17h. Em quatro UBS, o horário deste atendimento será ampliado. Nos distritos de Arcadas e Três Pontes, as UBS atenderão até as 22h.

A iniciativa da Prefeitura tem por objetivo contemplar cerca de 80% dos atendimentos atuais de urgência, que são de pequena e baixa complexidade (faixa azul e verde, do protocolo de Manchester), como dores de cabeça, pressão alta ou mesmo uma medicação.

“Descentralizar a saúde é uma das premissas dos SUS – Sistema Único de Saúde. Ao mantermos os hospitais atuando apenas nos casos mais graves, será possível atender às emergências com maior agilidade”, finalizou o Dr. Rafael.

Pular para o conteúdo