A Prefeitura de Amparo está capacitando mais de 300 pessoas, voltadas a política da Educação e Saúde pública e privada, Assistência Social, sistema da Segurança Pública, sistema da Justiça, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, política do esporte e da cultura, para a implantação da Escuta Especializada prevista no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, através da Lei 13.431, de 4 de abril de 2.017.
A escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade.
Através da ação, a criança ou o adolescente será resguardada de qualquer contato, ainda que visual, com o suposto autor ou acusado, ou com outra pessoa que represente ameaça, coação ou constrangimento.
Nesta primeira semana, na quarta e quinta-feira, 6 e 7, a capacitação trata dos aspectos históricos e toda a formatação da Escuta Especializada na Rede de Proteção.
Na próxima semana, entre os dias 13 e 14, no Centro Universitário Amparense, acontece a capacitação do protocolo unificado.
“Com esse protocolo, teremos uma rede de proteção ainda maior para nossas crianças. A Secretaria de Desenvolvimento Social, por determinação do prefeito está realizando ações que são inéditas no município, visando o acolhimento de forma segura, eficaz e com todas as ações coordenadas”, resumiu o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania,.





