booked.net

Rádio Cultura FM 88,5 - Dá um play!

banner_site_transito_saodimas
banner_site_transito_saodimas
bannernovazul
bannernovazul
previous arrow
next arrow

Amparo rememora os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Na manhã de hoje, 8, na Praça Pádua Salles, homenagens a amparenses da Força Expedicionária Brasileira – FEB foram realizadas em Amparo, em comemoração ao Dia da Vitoria.

Na ocasião, o TG 02-001, de Amparo, Prefeitura, alunos da Escola Estadual “Rangel Pestana”, familiares de ex-combatentes da FEB e população participaram do evento.

Em 8 de maio de 1945, foi assinada a rendição incondicional da Alemanha, em Berlim, no que é considerado um marco do término da Segunda Grande Guerra.

O Brasil participou ao lado dos aliados da campanha militar para derrotar o Eixo, com o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) à Europa. As tropas do País eram formadas por marinheiros, soldados e aviadores, que somavam 25 mil homens.

Estima-se que 34 navios mercantes e de guerra do Brasil foram afundados, com cerca de 1.450 marinheiros mortos em operações no mar. Um total de 22 aviões foram abatidos em combate e quase 500 militares perderam a vida em confrontos terrestres.

Apesar das baixas, a participação do Brasil foi fundamental, sobretudo na escolta de navios e nos conflitos em solo italiano, com seus combatentes sendo considerados heróis pelo governo brasileiro.

Amparo contou com 36 pracinhas na Segunda Guerra Mundial. Entre eles, um era tenente, quatro sargentos, quatro cabos e 27 soldados. Entre os participantes de Amparo, dois faleceram na Itália, Attílio Piffer e Hilário Décimo Zanesco.

“Homenagear esses bravos homens de Amparo e do Brasil, também nos traz reflexões que precisamos fazer em busca de um mundo melhor. Parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou o vice-prefeito,

O evento também marcou a entrega da boina verde, que finaliza uma das etapas do atiradores do Exercito Brasileiro.

Pular para o conteúdo