Entre os dias 1º a 3 de agosto de 2025, a delegação municipal de Amparo participou da 4ª Conferência Estadual LGBT+ do Estado de São Paulo, reunindo ativistas, membros de Conselhos de Direitos, população e representantes do Poder Público para debater políticas públicas que promovam inclusão, equidade e combate à violência contra a população LGBTQIAPN+.
O evento aprovou propostas prioritárias nos eixos de enfrentamento à violência, geração de renda, saúde integral, interseccionalidades e institucionalização de políticas públicas. Algumas das demandas defendidas pelo município foram referendadas pela Plenária da Conferência Estadual e serão encaminhadas para a Conferência Nacional.
A conferência estadual teve como tema central “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+: do Estado que temos ao Brasil que queremos”, e funcionou como etapa preparatória para a Conferência Nacional, prevista para acontecer em Brasília entre os dias 21 e 25 de agosto de 2025.
Durante o encontro, Amparo também conseguiu eleger delegados que representarão a cidade na próxima etapa nacional da conferência. Como titulares, pelo Poder Público, foram eleitas as assistentes sociais, Luana Gabriele Zanesco e Raquel Divina de Carvalho e o supervisor do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social, Matheus Espedito Fructuoso. E pela sociedade civil, foi eleita a Presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, Carolina Chacon.
Amparo foi a única cidade do Circuito das Águas Paulista a participar desta etapa conferencial.





