Na manhã de hoje, 21, o Conselho Municipal do Idoso realizou a 4ª Conferência Municipal do Idoso, na sede da Guarda Mirim.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, atualmente Amparo conta com 13.825 pessoas idosas, correspondendo a mais de 20% da população da cidade. Os números foram levantados Diagnóstico Socioterritorial 2025-2035
O secretário da pasta, ressaltou sobre a importância das políticas públicas para a população idosa. “Boa parte está na região central. Temos ações e equipamentos, mas, apresentar ações e debater políticas públicas efetivas é o objetivo da Conferência”, disse.
Para a professora e doutora em assistência social, Denise Gisele Silva Costa, a participação foi surpreendente. “Precisamos pensar muito nisso. Temos uma população que precisa deste ações. O momento da conferência é o momento de apresentação das vivencias e necessidades para o Poder Público do Município, Estado e União”, ressaltou a palestrante da Conferência.
No fim da tarde, as propostas e os delegados que irão para a Conferência Estadual do Idoso serão definidos.

Neste ano, os eixos discutidos foram:
Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.





