A Secretaria de Saúde de Amparo está intensificando as ações de vacinação contra a Febre Amarela e HPV.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves.
A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres.
Após análise do padrão de ocorrência da doença no Brasil, a Vigilância Epidemiológica define três períodos distintos para se programar as ações de combate:
- Período de baixa ocorrência: junho a setembro
- Período pré-sazonal: outubro a novembro
- Período sazonal: dezembro a maio
A Secretaria de Saúde reforça que por estar em um momento de baixa ocorrência, o período é de intensificação das ações de vigilância e controle de doença
A vacinação contra a doença está aberta para maiores de 6 meses e menores de 4 anos, com duas doses ou para maiores de 5 anos com uma dose.
A vacinação contra o HPV é voltada a pessoas de 9 a 19 anos. O HPV (papilomavirus humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo.
Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS, é a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos, que ajudam a conter o risco de contágio. Todas as unidades de Saúde de Amparo contam com imunizantes.





