Na manhã desta terça-feira, 17, um grupo de pessoas com deficiência visual e outras deficiências, anteriormente atendidas pela entidade AMU – Associação Mulher Unimed — cujas atividades foram encerradas no ano de 2023 — participou de uma visita inclusiva à Fazenda Atalaia, onde foi acolhido para um café da manhã colonial.

A atividade foi organizada pelo Serviço de Proteção Social Básica do município, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e pelo Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD).
A ação proporcionou momentos de convivência, socialização e troca de experiências, favorecendo o fortalecimento de vínculos comunitários. A vivência em um ambiente diferente da rotina cotidiana possibilitou estímulos sensoriais, interação social e sentimento de pertencimento, aspectos fundamentais para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida de todas as pessoas.
A iniciativa reafirma o compromisso da política de assistência social e da política de direitos humanos com a inclusão social, a valorização da diversidade e a garantia do direito à participação plena das pessoas com deficiência na vida comunitária, em consonância com o princípio da dignidade da pessoa humana, conforme previsto na Declaração Universal de Direitos Humanos e na Constituição Federal de 1988. Ações como essa contribuem para o enfrentamento de barreiras sociais, atitudinais e relacionais que historicamente limitam o acesso dessas pessoas aos espaços de convivência e lazer.
À luz dos princípios do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a atividade fortalece as seguranças afiançadas, especialmente a segurança de acolhida, a segurança de convívio familiar e comunitária e a segurança de desenvolvimento da autonomia. Ao criar espaços inclusivos de socialização, o SUAS atua diretamente na prevenção do isolamento social, no fortalecimento da autoestima e na ampliação das possibilidades de exercício da cidadania.
“A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, por meio seus serviços, segue investindo em ações que promovem a inclusão social, o respeito às diferenças e a efetivação dos direitos humanos, reafirmando os direitos humanos e a assistência social como políticas públicas essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, solidária e acessível para todos. Muitas outras ações estão sendo programadas para o próximo ano”, reforçou o secretário.





