A Prefeitura de Amparo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, prepara uma estrutura ampla, integrada e altamente tecnológica de segurança para o Carnaval 2026, garantindo tranquilidade, prevenção e pronta resposta para moradores, turistas e foliões.
Para este ano, a novidade contará com a tecnologia a favor da prevenção. A exemplo das grandes capitais, Amparo contará com sistema de reconhecimento facial integrado ao banco de dados da Muralha Digital, possibilitando a identificação em tempo real de indivíduos com mandados de prisão ou registros criminais, fortalecendo a atuação preventiva e estratégica das forças de segurança.
“Quem vem para a festa vem para se divertir. Quem tenta cometer crime será identificado”, ressaltou o secretário de Segurança Pública.
Além do consolidado sistema municipal de monitoramento, o evento contará com ampliação do efetivo operacional, integração entre forças e uso intensivo de tecnologia, seguindo padrões adotados em grandes centros urbanos.
A atuação da Guarda Civil Municipal, contará com o emprego dos 14 novos GCMs recentemente contratados, ampliando a presença ostensiva nos pontos de maior concentração de público. A equipe contará com 100% do efetivo administrativo, em apoio às operações, logística e coordenação das ações de segurança;
A cidade contará com o policiamento regular da Polícia Militar, que continuará atuando normalmente na cidade durante todo o período carnavalesco e ampliará o efetivo nas ruas por meio da Atividade Delegada da Polícia Militar, com policiais militares remunerados pela Prefeitura, fortalecendo o policiamento ostensivo.
Conforme previsto no convênio firmado entre a Prefeitura de Amparo e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Polícia Militar atuará também na fiscalização de posturas municipais, incluindo ações contra a perturbação do sossego, uso irregular de caixas de som e outras infrações administrativas.
Nos cinco dias de folia, a atuação do Corpo de Bombeiros também acontece assegurando atendimento rápido a emergências e ocorrências relacionadas à segurança contra incêndios e salvamentos.
A Defesa Civil contará com medidas preventivas, monitoramento de riscos e pronta resposta a eventuais intercorrências.
A atuação de brigadistas, responsáveis pelo primeiro atendimento em situações emergenciais nos espaços do evento, também está confirmada. A Prefeitura também confirmou a atuação da segurança privada, realizando o controle de acesso, apoio à organização e ordenamento dos espaços.
Na integração com a Polícia Civil, a segurança atuará de forma articulada com as demais forças de segurança.
Em conjunto com a Secretaria Municipal da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, estará voltada à prevenção e repressão de assédio, importunação sexual e qualquer forma de violência contra mulheres, garantindo acolhimento, orientação e proteção.
A iniciativa reafirma o compromisso da administração municipal, por determinação do prefeito, em manter um Carnaval seguro, organizado e acolhedor, protegendo a população e valorizando a tradição da cidade.







