A Exposição “COM QUE FANTASIA EU VOU?” criada pelo teatrólogo, cineasta e figurinista Alexandre Cruz propõe ao público a contemplação de 20 figurinos do acervo da premiada CIA.LÁZARA DE TEATRO E AUDIOVISUAL, fundada há 30 anos na cidade de Amparo/SP.
A exposição traz 20 figurinos de personagens que fazem parte de espetáculos do repertório da companhia Lázara e de criações ainda inéditas, criadas nos últimos meses para produções futuras.
Fundamentado em metaversos de autores como Ariano Suassuna, Shakespeare, Federico Garcia Lorca, Nelson Rodrigues, e da dramaturgia do próprio figurinista, as obras são costuradas com a cultura popular e o erudito, são personagens refugiados de algum espetáculo e que mostram a diversidade cultural, política e sexual, e que se propõe em ser a segunda pele dos atores e ajudar nos artifícios desse território do desejo que é o TEATRO.
A provocação com o título da exposição é despertar uma reflexão lúdica e alegre sobre como a fantasia humana é fundamental para a saúde mental, servindo como refúgio contra o estresse, a ansiedade de nossos tempos e de como ela pode ser uma ferramenta de criatividade e motor do desenvolvimento emocional. A Fantasia permite reinterpretar a realidade, facilitando a elaboração de traumas e a expressão de desejos reprimidos, funcionando como uma ponte entre o mundo interno e o externo.
Todos os figurinos terão uma BULA CÊNICA, onde o público vai poder ler a origem da personagem, as referências ou mesmo curiosidades que aquele figurino carrega, entre as memórias de coxias e detalhes de sua feitura.
Impregnada com seus 30 anos de histórias, a exposição “COM QUE FANTASIA EU VOU?” é um resgate da memória cênica audiovisual da Lázara, do teatro produzido e criado na cidade de Amparo, homenageando seus atores, costureiras e aderecistas. Mostrando sua importância na produção artística local, sua autenticidade e sua FOME DO INFINITO.
Pinacoteca Dr. Constâncio Cintra
Praça Pádua Sales, 174m Centro, Amparo – SP
Horário especial de carnaval:
Sexta 13/02 – Abertura oficial da exposição às 15h às 18h
Sábado 14/02 – 9h às 12h
Domingo 15/02 – 9h às 12h
Segunda 16/02 e Terça 17/02 – 8h às 12h e 13h às 16h
18/02 à 01/03/2026
Segunda a sexta 8h às 12h e 13h às 16h
Sábados, domingos e feriados 9h às 12h e 13h às 18h






