PROCON AMPARO – ORIENTA SOBRE A BLACK FRIDAY

PROCON AMPARO – ORIENTA SOBRE A BLACK FRIDAY
Com a chegada do final de ano, iniciam as diversas promoções nos comércios, e a expectativa é de aumento nas vendas nessa época do ano. A primeira grande campanha promocional de ofertas é a edição de 2022 da conhecida “Black Friday”, qual ocorrerá no próximo dia 25 de novembro.
Pensando nisto o Procon de Amparo traz algumas orientações e cuidados para que o consumidor aproveite as promoções e evite maiores problemas.
- Pesquise os preços em outros locais do produto que pretende adquirir, evite comprar por impulso, e veja se o seu orçamento não será comprometido para não entrar em um endividamento. Cuidado com a apresentação do valor do produto nas prateleiras, muitas empresas acabam colocando o valor da parcela de forma mais visível e o valor total com letras menores, o que pode ser entendido como uma prática de propaganda irregular pelo CDC, causando confusão no consumidor.
- Tome muito cuidado com compras na internet e com os links promocionais que receber via rede sociais ou e-mails, busque sempre conferir a página oficial da loja, para evitar fraudes. Verifique a lista de site não recomendados, que é divulgado pelo Procon-SP, clique aqui ou acesse (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php) e veja. Desconfie de sites onde as propagandas indicam vantagens muito além dos preços praticados no mercado para o produto, o consumidor pode estar nestes casos comprando de um fornecedor/empresa não confiável.
- Pesquise os dados da empresa e se realmente ela existe, a pesquisa pode ser feita com o CNPJ no site oficial da Receita Federal (https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp).
- Acompanhe os preços dos produtos durante algumas semanas antes, evitando assim cair em falsas promoções, isto é visto como maquiagem de preços, faça sempre prints das promoções, para comprovar.
- Confira os valores antes de finalizar a compras se não houve mudança do preço oferecido, e principalmente o valor do frete. Imprima ou salve todos os documentos da compra realizada.
- Ao pagar com cartão de crédito, prefira utilizar o cartão de crédito virtual, os números gerados pelo cartão virtual são temporários, gerados pelo aplicativo do seu banco, os códigos gerados valem para uma única compra.
- Compras realizadas por telefone ou internet, o consumidor pode desistir da compra no prazo de 07 (sete) dias da compra ou da entrega do produto, nesse caso, todos os valores devem ser restituídos ao consumidor, inclusive de frete. É sempre importante também registrar o pedido de cancelamento por escrito junto ao fornecedor.
- Exija sempre a nota fiscal do produto, pois é a garantia para que o consumidor possa cobrar seus direitos, a emissão de nota fiscal é obrigatória, o fornecedor não poderá negar, conforme o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90).
O consumidor que encontrar problemas com suas compras, deve primeiramente entrar em contato com o fornecedor registrando sua demanda, importante manter o protocolo e documentos do registro (e-mail, prints de conversas).
Nos casos em que mesmo assim o consumidor não consiga resolver a questão, pode procurar o diretamente o PROCON de Amparo, para realizar sua reclamação, que tem o atendimento no endereço Avenida Bernardino de Campos, nº 705 – Centro “Paço Municipal” de segundas às sextas – feiras dás 08h00 às 16h00, telefone 19 3817 9328, e-mail [email protected]