Percepção de risco: pedestre

 

A princípio, nenhum risco. Porém, são os pedestres as principais vítimas do trânsito em muitos Estados do país. Ou seja, morre muito mais quem está a pé do que quem está de carro, de moto ou de bicicleta.

Andar a pé requer cuidado, atenção e principalmente, obediência as regras. É claro que, quem está numa cidade pequenininha terá atenção diferente de quem está numa cidade com mais veículos e pessoas. Mas, será que, mesmo nas pequenas cidades, podemos descuidar e nos distrair enquanto estamos caminhando? A resposta é: não!!

Assim como há regras para quem está em um veículo, você que vai a pé, também precisa cumprir o que diz a sinalização para não se colocar em risco. Mas, você sabe quais são os riscos? O principal deles é, ao andar na rua, escolha a calçada ou, se não houver calçada, ande na lateral da rua.

Ao atravessar a rua, pare, olhe para os dois lados e procure uma faixa de pedestres. Mesmo que a mão de direção seja só em um sentido, olhe sempre para os dois lados. Muitos acidentes com bicicletas, acontecem porque a bike vem na contramão da direção e o pedestre só olhou para o lado onde vinham os carros.

Caso não tenha uma faixa de pedestre por perto, nunca atravesse uma rua próximo à esquina. O veículo que fizer a conversão, não terá tempo de frear, caso você esteja no meio da rua. Ele pode não lhe ver a tempo de parar o carro.

Outra dica importante é: nunca atravesse a rua saindo de trás de árvores, caçambas, carros estacionados, postes ou qualquer outro objeto grande que possa esconder você. Lembre-se, no trânsito precisamos ver e ser visto. E quando houver um semáforo, espere ficar vermelho para os carros e só depois que o primeiro veículo parar, você começa sua travessia segura.

Não se distraia. O ideal é que você não use o celular enquanto estiver caminhando. Celular é inimigo do trânsito e não é só para quem está dirigindo não! É para quem está pedalando ou caminhando. A distração é a maneira mais fácil de você se envolver em um acidente.

Agora, se você caminha a noite, procure estar com roupas claras. É preciso que todos lhe vejam, esteja você de moto, em um carro ou num veículo grande como ônibus e caminhão.

Se você seguir as regras, não se distrair, ver e se fazer visto é bem provável que você nunca se envolva em um acidente. No trânsito, perceba o risco. Proteja a vida!