Amparo é a 4ª cidade do Circuito das Águas Paulista no Ranking de Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo

O Ranking de Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo, divulgado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, coloca Amparo na 4ª posição entre as cidades estância turísticas do Circuito das Águas Paulista, e em 39º lugar das cidades estância turística do Estado de São Paulo, com 66,25 pontos.  

Na tabela divulgada, que conta com 70 cidades estância, 6 delas são do Circuito das Águas Paulista. Além de Amparo, aparecem na lista Monte Alegre do Sul em 14º, Serra Negra em 15º, Socorro em 17º, Águas de Lindoia em 41º e Lindoia em 51º lugar. 

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Paulo Fernandes, a Secretaria de Cultura e Turismo está trabalhando para alavancar ainda mais o turismo de Amparo, e subir de posição nas próximas edições do ranking. “Estamos realizando cursos de capacitação e treinamento para guias turísticos, elaboração de passeios de memória com rotas turísticas que abordam a história dos pontos turísticos da cidade e incentivam o ecoturismo, cicloturismo e turismo arquitetônico em Amparo. Estamos trabalhando para que Amparo se consolide como destino turístico, e não apenas passagem.”, disse o secretário. 

As análises do mérito dos pleitos são feitas pelo GAMT - Grupo de Análise Técnica dos Municípios Turísticos. Todas as cidades classificadas no Ranking de Cidades Estância recebem recursos do Governo do Estado destinados ao turismo local.