Transparência Governamental

Transparência Governamental
CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhor

Última alteração feita em 12 de Setembro de 2017 às 10h26

Os CEREST´s são Centros de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador cuja finalidade é a de ampliar a Rede Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores (RENAST), integrando os serviços do Sistema Único de Saúde-SUS, voltados à Assistência e a Vigilância, de forma a congregar/unificar os esforços dos principais executores com interface na Saúde do Trabalhador, tendo como objetivo atuar, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionados com o trabalho.

O CEREST Regional Amparo tem 16 municípios de abrangência que são : Águas de Lindóia, Bragança Paulista, Holambra, Jaguariúna, Joanópolis, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

O CEREST- Amparo atua em três linhas de intervenção que são a assistência, a educação em saúde e a Vigilância em Saúde do Trabalhador.

-Assistência: atendimentos a trabalhadores que adoeceram trabalhando ou sofreram acidentes de trabalho, passando por atendimentos individuais e grupais com o intuito de preservar a saúde e integridade física do trabalhador.

-Educação em Saúde: participação e elaboração de eventos com o objetivo de abordar temas relacionado à saúde do trabalhador e prevenção de acidentes de trabalho.

-Vigilância em Saúde do Trabalhador: vistorias em empresas a partir da notificação de acidentes de trabalho grave, dados epidemiológicos de atendimentos no CEREST e denúncia.

Confira os meios de denúncia em casos de condições precárias de trabalho

* A partir de ligação ao SAC- 156 na cidade de Amparo (somente a partir de telefones fixos, pois o 156 não recebe ligações de celular)

* Via site da prefeitura municipal de Amparo clicando AQUI

Para que a denúncia seja SIGILOSA, somente através dos telefones do CEREST:
(19) 3808-5327 e (19) 3808-6405.