Prefeito defendeu políticas públicas para a Vitivinicultura em Amparo

Publicado em 12 de Agosto de 2017 às 12h22 Última alteração feita em 12 de Agosto de 2017 às 12h23

O prefeito de Amparo participou na tarde de terça-feira, 9/8, em São Paulo do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura com o objetivo de aprimorar a legislação referente às políticas públicas do setor.

O vice-governador Márcio França e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o senador da Itália no Brasil, Fausto Longo, participaram do lançamento, que reuniu no auditório “Franco Montoro”, na sede da Alesp – Assembleia Legislativa de São Paulo produtores rurais, lideranças do setor, parlamentares e prefeitos do Estado.

Em São Paulo, apenas 2% das terras cultiváveis não são próprias ao cultivo de uvas. Por isso, a iniciativa busca fortalecer a atividade vitivinícola paulista e seu grande potencial de desenvolvimento econômico e social com a geração de emprego e renda.

O trabalho também visa criar novas técnicas de pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento do cultivo das videiras específicas para produção de vinho e a própria fabricação de vinho, controle de doenças e pragas e criar um zoneamento de potenciais áreas para a produção de uvas.

“Amparo tem uma frente com produtores como os Carra e Benedetti, além da Terrassos, que produz seu vinho com uvas cultivadas em Amparo e reconhecida nacionalmente. Hoje, com o o Fábio Nascimento, enólogo da vinícola pudemos defender interesses para que Políticas Públicas sejam efetivadas para o segmento”, disse o prefeito de Amparo.

De acordo com a coordenadora adjunta da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Adriana Verdi uma equipe do Governo do Estado, com pesquisadores dos Institutos de Economia Agrícola (IEA), Agronômico (IAC), de Tecnologia de Alimentos (Ital), e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi montada para desenvolver o trabalho do Projeto Pró-Vinho.