Potencial Turístico de Amparo será apresentado no Revelando São Paulo

Publicado em 28 de Novembro de 2017 às 13h39 Última alteração feita em 28 de Novembro de 2017 às 13h39

A partir da próxima quarta-feira (29), o Parque do Trote e Mart Center, na zona norte de São Paulo, recebe o Revelando São Paulo, com o que há de mais tradicional em música, dança, artesanato e culinária de todo o estado.

Com a participação de representantes de 170 cidades paulistas, serão oitenta espaços de culinária e 100 ambientes de artesanato, além de variadas atrações como os 160 grupos de cultura popular tradicional, 12 Ranchos Tropeiros.

Após 11 anos, Amparo está de volta ao evento com o objetivo de apresentar seu potencial turístico, atrações, artesanato e gastronomia.

Foram convidados produtores e artesãos do nosso município para expor, demostrar e comercializar seus produtos e artes manuais, com o apoio total da Prefeitura Municipal de Amparo. Confirmaram presença entidades dos segmentos  rurais (Cachaças da Torre) e de artesanato (membros da Associação dos Artesãos e Quituteiros de Amparo).

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer explicou que o evento é uma ótima oportunidade para destacar nossas principais características como potencial destino e roteiro turístico – como bem ressaltou a recente  atualização do inventário turístico e mapa de oportunidades, revelando-se ainda uma grande possibilidade de mostrar também nossa importância Turística tanto na região quanto no cenário paulista.

Para o Prefeito de Amparo, “O turismo é, aliado à cultura, uma atividade econômica de forte impacto. E por sua franca ascensão, buscamos desenvolver e manter um trabalho profissional sério, contínuo e planejado em bases sólidas para analisar, explorar e tornar qualquer oportunidade viável e eficaz, resultando no merecido sucesso”, disse.

Durante todos os dias do evento, os visitantes podem aproveitar clássicos da comida caipira, caiçara e tropeira, como a paçoca de carne, o bolo de roda, o bolinho caipira, o requeijão de prato, o buraco quente e a linguiça caipira, tudo a preços populares. O artesanato, feito com matéria-prima local de diversas regiões do estado e técnicas transmitidas entre gerações, também ganha espaço. Quem for ao festival pode conferir a tradição da cerâmica na produção de panelas, vasos, pratos, copos e objetos de decoração.

Também será perceptível o capricho nos trançados de bolsas, cestarias, instrumentos musicais, tapetes e chinelos. O público ainda terá a oportunidade de ver bordados, tricô e crochê, que são a base de trabalhos exclusivos em bonecas de pano, toalhas, panos de pratos, tapetes e colchas, que se transformam em arte nas mãos das bordadeiras.

Já a música e as celebrações regionais reúnem artistas de variadas manifestações culturais no palco do Revelando São Paulo. Os visitantes vão conferir encontros de violeiros, sanfoneiros, congadas e moçambiques, samba rural, catira, orquestras de viola e fanfarras.

Revelando São Paulo

De 29 de novembro a 3 de dezembro