NCZ promove o Projeto “GUARDA RESPONSÁVEL DO ANIMAL DOMÉSTICO”

Publicado em 01 de Dezembro de 2017 às 16h06 Última alteração feita em 01 de Dezembro de 2017 às 16h06

Categorias:

Tags:

 

Como vem sendo desenvolvido desde 2014, o Núcleo de Controle de Zoonoses – NCZ de Amparo realizou nos dias de 22 a 24/11, em sua Sede o Projeto com o objetivo de conscientizar as crianças da Rede Municipal de Ensino, quanto aos cuidados necessários aos animais cães e gatos domésticos.

                        No desenvolvimento do projeto as crianças assistem um vídeo de animação, mostrando como deve ser os cuidados com um cãozinho (Fulaninho) que havia sido abandonado por seus donos. Fulaninho mostra todas as dificuldades de sobrevivência pelas quais um animal abandonado passa.

            Em seguida a Equipe do NCZ conversa com as crianças sobre o filme e as responsabilidades por quem tem ou adota um animal como: colocar coleiras para levar passear, evitando que fujam ou sejam atropelados; levar sacolinha para recolher o cocô que o animal fizer na rua, respeitando o espaço dos cidadãos; dar carinho; afeto; vacina; banho; comida e água. Ainda é informado da importância sobre os cuidados veterinários e da castração dos animais.

“Trabalhamos com as crianças porque as consideramos multiplicadoras. Elas levam as informações que aqui aprendem para a casa e ensinam os pais e amigos a agirem de forma correta”, afirma o Coordenador Paulo Dorigatti.

            As crianças se mostram bastante participativas e interessadas em contar também suas experiências com seus animais de estimação.

            Na sequência, foram conhecer os alojamentos de Cães e Gatos, onde podem vê-los e acariciar alguns deles.

            E na finalização, participam de um lanche e suco com a participação dos personagens Juca (Cão) e Chiquinha (Gata) que animam o momento de recreação para brincadeiras e fotos.

            A equipe do Projeto conta com a participação dos funcionários: Bruna, Luciana, Monique, Paulo, Renata, Sílvia,  Samuel e Vânia.