CREAS realizou abordagem às pessoas em situação de rua

Publicado em 14 de Maio de 2018 às 18h39 Última alteração feita em 14 de Maio de 2018 às 18h39

O CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, departamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Segurança, realizou na segunda-feira, 14/5, abordagem às pessoas em situação de rua, em Amparo. Trata-se de um serviço continuado prestado a essa população, o Serviço Especializado em Abordagem Social.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras.

Na abordagem desta semana, a equipe composta por motorista, assistente social, psicóloga e coordenador, percorreu diversos pontos do município de Amparo na busca de pessoas em situação de rua com o objetivo de oferecer os serviços disponíveis.

Foram percorridos 20 pontos diferentes, resultando nos seguintes números:19 pessoas abordadas. 13 encaminhamentos, sendo quatro para a Unidade de Saúde da Família, duas para o CAPS AD; cinco para o Albergue; um para o Carisma e um para fotos para documentação.

A abordagem social faz parte da estratégia da rede intersetorial da Prefeitura Municipal que trabalha esse tema, composta pelas áreas de Assistência Social, Saúde, Segurança, Entidades Assistenciais e Sociedade Civil.