CREAS realizou abordagem às pessoas em situação de rua

CREAS realizou abordagem às pessoas em situação de rua

Publicado em 14 de Maio de 2018 às 18h39 Última alteração feita em 14 de Maio de 2018 às 18h39

Categorias:

 

O CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, departamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Segurança, realizou na segunda-feira, 14/5, abordagem às pessoas em situação de rua, em Amparo. Trata-se de um serviço continuado prestado a essa população, o Serviço Especializado em Abordagem Social.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras.

Na abordagem desta semana, a equipe composta por motorista, assistente social, psicóloga e coordenador, percorreu diversos pontos do município de Amparo na busca de pessoas em situação de rua com o objetivo de oferecer os serviços disponíveis.

Foram percorridos 20 pontos diferentes, resultando nos seguintes números:19 pessoas abordadas. 13 encaminhamentos, sendo quatro para a Unidade de Saúde da Família, duas para o CAPS AD; cinco para o Albergue; um para o Carisma e um para fotos para documentação.

A abordagem social faz parte da estratégia da rede intersetorial da Prefeitura Municipal que trabalha esse tema, composta pelas áreas de Assistência Social, Saúde, Segurança, Entidades Assistenciais e Sociedade Civil.