Vigilância em Saúde alerta sobre escorpião

Vigilância em Saúde alerta sobre escorpião

Última alteração feita em 12 de Dezembro de 2018 às 14h48

ATENÇÃO POPULAÇÃO DE AMPARO

Com a proximidade do verão, principal época de reprodução dos escorpiões, a VIGILANCIA EM SAÚDE através do Núcleo de Controle de Zoonoses orienta a população sobre as medidas para prevenir o aparecimento desses animais nas residências. Os escorpiões são aracnídeos, de hábitos noturnos, que se alimentam principalmente de baratas.

MEDIDAS PREVENTIVAS: "O PRIMEIRO PASSO COMEÇA COM VOCÊ"

Isso mesmo já pensou se tivesse algo que possamos fazer para nos protegermos dessa praga que anda infestando a região?

Na verdade, existe e é chamada de Controle Físico, se resume em pequenas barreiras e atitudes que impedem os 4A's do Controle de Pragas Urbanas (Acesso, Alimento, Abrigo e Água).

Bom depois dessa breve explicação vamos á pratica:

1- ACESSO

- Use ralos com sistema abre e fecha e lembre-se de mantê-los fechados quando não estiverem em uso (um detalhe importante)

- O vão que fica entre a porta e o piso também é importante para impedir a entrada, para isso podemos utilizar "Veda Portas" que vendem em lojas de materiais de construções, mas aquele pano velho também resolve (só não esquece de verificar antes de pegar para lavar ou trocar não queremos nenhum acidente)

2- ABRIGO

- Sabe aquela Fresta do azulejo que passa despercebida? Então eles adoram para se abrigarem, mas nada que um tubo de silicone não resolva para vedar.

- Os ralos são outro local de abrigo, portanto uma telinha também resolve

- Aqueles entulhos no quintal ou no forro? Vishh... são uma cama para eles, tente manter apenas o necessário para reposição em um lugar arejado e limpo, afinal é material para a sua casa não a deles.

3- ALIMENTO

Como resolvo isso? Eu sei é complicado já que os escorpiões podem passar longos períodos sem se alimentar, mas sabendo de seus gostos podemos dificultar um pouco né.

- Um de seus pratos preferidos são as baratas, então nada de restos de alimentos jogados por aí, limpeza é fundamental para não atrai-las.

- Como se alimentam de praticamente todos os insetos, manter seu quintal limpo e sem matos ajuda bastante também

4- ÁGUA

- Esse sim é o mais difícil, porém evitando empossamento de água e eliminando recipientes que possam segurar água ajuda na prevenção de escorpiões e também na formação de criadouros de mosquitos e pernilongos.

NÃO SE ESQUEÇAM DE SE PROTEGEREM COM LUVAS, CALÇADOS E FICAR SEMPRE ATENTOS AO REALIZAREM AS MEDIDAS PREVENTIVAS, POIS ESTAREMOS TRABALHANDO COM POSSÍVEIS AMBIENTES CRÍTICOS E DEVEMOS PREZAR PELA NOSSA SEGURANÇA.

Bom, essas foram algumas dicas que podem ajudar a prevenir essa companhia indesejada em nossos lares.

E ai? Bora começar a limpeza?

FUI PICADO...E AGORA?

Em caso de acidente, a vítima deve ser encaminhada imediatamente à Santa Casa Anna Cintra, que é o serviço de referência para atendimento e aplicação do soro antiescorpiônico (se necessário), não é recomendável colocar gelo, amarrar ou fazer torniquete nem aplicar nenhum tipo de substância no local da picada. “O gelo pode acentuar a sensação de dor”, frisou. A recomendação é procurar rapidamente atendimento médico no próprio município, sem necessidade de deslocamento para outras localidades.

CONTROLE QUÍMICO: "VENENO" MATA ESCORPIÃO?"

Atualmente existem produtos domissanitários de uso profissional (diferente dos venenos que se vê por ai) recomendados para o controle de escorpião, esses produtos são testados, autorizados e identificados com dosagens determinadas para espécies de animais a serem controladas e após serem aprovados pelo Ministério da Saúde e Endossado pela Organização Mundial da Saúde (WHOPES- WHO) e somente depois liberado para uso, portanto está correto quando diz que "veneno não mata o escorpião" quando se trata de aerosóis de supermercados ou produtos recomendados para outros insetos e aracnídeos que podem intoxica-los por um período dando a falsa aparência de morte mas depois voltando a normalidade.

Um método simples de identificar se o escorpião está morto ou apenas intoxicado é pela posição de sua cauda, quando intoxicado elas se mantem curvada, após a morte do animal ela fica reta. Lembrando que intoxicado ainda pode correr o risco de picada então devemos ter atenção.

Após as medidas preventivas serem praticadas para evitar focos de escorpião caso não obtenha resultado satisfatório podemos entrar com o controle químico sempre com a conscientização da NÃO UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS DE USO PROFISSIONAL DE FORMA INADEQUADA E IRRESPONSÁVEL, pois só transferiria o risco de uma picada de escorpião por uma intoxicação por produto químico.

Portanto existe sim produtos de uso profissional destinados ao controle de escorpiões, porém o método de aplicação, a dosagem de diluição e outros fatores interferem no resultado positivo no controle.

Ou seja, caso necessite de um controle químico, o ideal é procurar por empresas sérias para realizar esta ação, hoje o Controle de pragas conta com uma gama de produtos no mercado e técnicas de aplicações diversas, portanto um controle executado de forma errada não terá eficácia podendo gerar riscos ambientais e à saúde das pessoas em vez de ajudar.

AINDA INFORMAMOS QUE A PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO ATRAVES DAS SECRETARIA DE MANUTENÇÃO E SERVIÇOS ESTÁ EM PROCESSO DE COMPRA DE UM VENENO ESPECIFICO PARA MATAR OS ESCORPIOES EM BOCAS DE LOBO DA CIDADE, SEM RISCO DELES SE DESLOCAREM PARA AS RESIDENCIAS

FONTE: DD MASSA, NCZ AMPARO